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Como a hiperautomação pode ajudar a sua empresa?

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Hoje em dia, na era digital, é cada vez mais comum os gestores de empresas encontrarem pela frente termos como “digitalização”, “automação de processos”, “hiperautomação”, enfim, são vários conceitos que reforçam o quanto é importante digitalizar um negócio.

Tudo isso ocorre, especialmente, em tempos de crise econômica, em um período em que o mundo está aos poucos voltando ao normal após enfrentar uma pandemia.

Além disso, é bem provável também que todo esse movimento continue ganhando ainda mais força e atenção, mesmo no período de pós-pandemia. 

Sobretudo, a hiperautomação foi apontada como a grande tendência tecnológica do ano de 2020 e tem tudo para permanecer sendo nos anos vindouros. Mas afinal, o que vem a ser esse conceito? Como ele pode ajudar a sua empresa?

Para saber mais a respeito desse assunto tão importante, vale dar uma olhada nesse artigo que preparamos para você.

O que é Hiperautomação?

É possível afirmar que a hiperautomação consiste na união de tecnologias e conhecimentos que as mais diversas empresas devem adotar para viabilizar o processo de trabalho automatizado, trazendo mais agilidade na realização das atividades.

Além do mais, a hiperautomação abrange as ferramentas, os procedimentos e também a automação. Ou seja, ela envolve desde o momento do descobrimento do processo, passando pela análise, design, automação, medição de desempenho, monitoramento e, caso necessário, a reavaliação de como são feitas as atividades na empresa.

Se a automação atua com o objetivo de tornar processos mecânicos em automáticos, de acordo com determinadas regras de funcionamento, a hiperautomação, por outro lado, contempla ainda mais funcionalidades.

A união de tecnologias diferenciadas – característica da hiperautomação – possibilita que os softwares façam atividades que vão desde a pesquisa, mensuração, chegando até ao monitoramento e reavaliações.

Além disso, não custa salientar que a hiperautomação não consiste em uma tecnologia. Ela é considerada mesmo uma abordagem, uma cultura que pode (e deve) ser adotada pelas empresas, as tornando ainda mais competitivas.

Sendo assim, recursos como IA (Inteligência Artificial, RPA e iBPMS, consistem em alguns excelentes exemplos de ferramentas voltadas para a hiperautomação.

No entanto, acima de tudo, vem a filosofia e o foco da empresa para combinar forças com o objetivo de ter um ganho real.

Os negócios considerados de grande porte apresentam vários resultados bem sucedidos quando adotam a hiperautomação, porém, isso não significa que as empresas consideradas de menor porte não tenham a capacidade de aproveitar e utilizar essa abordagem.

Conheça os benefícios da hiperautomação

A hiperautomação é uma solução que consegue aliar a utilização de várias ferramentas avançadas com o intuito de assegurar o bom andamento dos processos internos de organização.

Com isso, é possível afirmar que ela permite aumentar suas vendas, maximizar as receitas da empresa e mais uma série de vantagens.

Seguindo o caminho oposto da automação, a hiperautomação consiste em uma alternativa que não depende da tomada de decisão de pessoas e de procedimentos estabelecidos.

Ela entende a situação do negócio, avalia as possibilidades e enxerga as oportunidades para melhorar os processos da organização de forma autônoma.

Desse modo, ao adotar essa saída para a sua organização, você vai se deparar com alguns benefícios como veremos a seguir.

Análise mais eficiente do cenário

A análise de dados é um dos principais elementos das gestões atuais, cada vez mais marcadas pela forte presença da digitalização, estando diretamente relacionadas com o que se convencionou chamar hoje em dia de inteligência nos negócios.

Diante dos mercados cada vez mais competitivos, erros e equívocos são verdadeiros inimigos do sucesso de uma organização, principalmente quando se tratam de erros relacionados com a criação de produtos e serviços para o atendimento da demanda.

Devido a isso, a obtenção de informações para a tomada de decisão é mais do que uma simples alternativa. Na verdade, já é uma necessidade.

Quando se trata do atendimento, por exemplo, contar com os dados coletados dos clientes permite traçar um perfil ideal, realizar estimativas de demanda e elaborar melhores soluções, permitindo que a organização se mantenha competitiva e forte.

Além do mais, a criação de cenários determinados com análises realizadas por meio de recursos tecnológicos adequados como Machine Learning, Big Data e a Inteligência Artificial, trazem dados mais precisos e pertinentes.

Proporciona mais escalabilidade

Muitas organizações são caracterizadas pela extrema eficiência e desenvolvem produtos de alta qualidade enquanto ainda possuem uma estrutura pequena.

No entanto, a partir do momento em que iniciam o seu crescimento, a gestão se torna mais complicada e muitos aspectos como o bom atendimento e a produtividade da equipe, por exemplo, ficam comprometidos

No momento que isso acontece, de uma forma geral é porque há empecilhos no processo de ganho de escala. Um dos modos mais eficientes para sanar falhas desse porte é por meio da hiperautomação.

Ela tem a capacidade de diminuir ao máximo a pressão sobre o time da organização e ainda consegue automatizar vários processos e etapas de atendimento.

A partir daí, a organização se torna apta para atender um público cada vez mais abrangente e ainda conservar as características mais relevantes relacionadas para a sua eficiência e comprometimento.

Recursos como Big Data e Inteligência Artificial (IA) são a garantia de um bom trabalho durante o processo de crescimento de qualquer negócio, oferecendo novas vantagens e mantendo as principais qualidades da corporação.

Viabiliza o aumento da produtividade na organização

O aumento da produtividade diante da hiperautomação é cada vez mais visível. Isso se torna ainda mais evidente a partir do momento que você pensa em soluções digitais capazes de solucionar problemas a qualquer momento que for necessário.

Esse é o caso, por exemplo, de um chatbot. Ele é uma ferramenta para enviar informações e realizar vários atendimentos em qualquer dia ou horário. E isso proporciona aumento de produtividade para o atendimento.

Com isso, se torna muito mais fácil e rápido sanar questões simples e diretas e repassar para a equipe apenas problemas que considerados complexos e que demandam mais etapas para serem resolvidas.

Permite a integração com outras ferramentas

Por meio da hiperautomação o gestor tem a possibilidade de utilizar diversos recursos tecnológicos de forma integrada, independentemente do seu setor de atuação e das atividades desenvolvidas nele.

Isso é um aspecto de grande relevância, ainda mais se levarmos em conta a importância de uma abordagem cada vez mais utilizada nas estratégias de gestão: o omnichannel.

Ao integrar várias partes da sua organização, você tem condições de centralizar dados, automatizar tarefas, otimizar a produtividade de toda a equipe e ainda integrar diversos canais de atendimento, que é a principal característica da abordagem omnichannel.

Desse modo, a organização se torna ainda mais competitiva e também cria as bases necessárias para um modelo de expansão. Isso contribui para a passagem de um formato de negócios pequeno para uma estrutura com ganhos de escala.

Facilita a gestão da equipe

A hiperautomação também facilita ao máximo a gestão do time de colaboradores. E isso ocorre graças aos recursos que ela proporciona.

Com isso, se torna muito mais fácil garantir que sua organização adote um pensamento mais colaborativo e capaz de encontrar e trilhar caminhos mais prósperos.

Desse modo, é possível ter um diferencial entre os concorrentes e manter a sua organização sempre em evidência. Além do mais, a sua equipe tende a ficar motivada e mais atuante, colaborando com o sucesso de longo prazo da empresa.

Como adaptar o seu negócio para a hiperautomação

Você já sabe que a hiperautomação consiste em uma cultura empresarial que tem o objetivo de unir ferramentas digitais para viabilizar a melhoria dos serviços.

Por causa disso, quando se fala em preparar um negócio para essa abordagem, é necessário levar em conta a tecnologia utilizada.

Independente do porte da sua empresa, bem como do segmento de atuação, é necessário contar com as ferramentas digitais adequadas que, unidas, permitem a adoção da hiperautomação.

Sendo assim, atividades fundamentais do seu negócio, como, por exemplo, o atendimento aos clientes, o fluxo financeiro do caixa, o acompanhamento de relatórios, entre outros elementos, podem ser bem sucedidos com a hiperautomação tomando a frente como solução.

Por essa razão, para utilizar a hiperautomação na sua empresa, é preciso analisar alguns aspectos considerados fundamentais. Confira quais são eles a seguir.

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Avalie muito bem o seu segmento de atuação

Nem todas as empresas são iguais. Não custa a gente lembrar que até mesmo negócios do mesmo segmento podem atender personas de perfis diferenciados. Isso vai depender muito da situação e dos objetivos a serem traçados.

Por isso, para utilizar a hiperautomação é necessário antes analisar a realidade da sua empresa, ter uma ampla compreensão do que será melhor para ela naquele momento.

Apenas procedendo desse modo, você terá uma noção mais ampla acerca das ferramentas adequadas para otimizar os processos.

Estude as tecnologias que serão utilizadas

A IA (Inteligência Artificial) e o Machine Learning (Aprendizado de Máquina) são apenas alguns exemplos de tecnologias fundamentais no dia a dia moderno de várias empresas e que, juntas com outras ferramentas, permitem a hiperautomação.

Com isso, após efetuar uma avaliação acerca da situação do seu negócio, é hora de procurar uma plataforma de automação adequada para a empresa.

Conheça algumas soluções que contribuem para a Hiperautomação

A hiperautomação vai além do uso das tecnologias. É possível dizer ainda que consiste em uma abordagem, uma filosofia de negócios que prioriza a união de ferramentas, permitindo que isso torne os procedimentos da empresa mais eficientes e competitivos.

Devido a isso, é importante que antes da adoção da hiperautomação, os colaboradores estejam cientes dos objetivos e do funcionamento desse tipo de abordagem.

Contudo, a hiperautomação vai além da automação, pois na prática é uma automação mais eficiente e moderna. Isso se tornou possível graças à disponibilização de soluções que viabilizam esse objetivo. Entenda mais sobre elas abaixo.

IA

Não é por acaso que a Inteligência Artificial foi mencionada várias vezes ao longo desse conteúdo. Ela é realmente um dos conceitos mais importantes no atual contexto da digitalização das organizações e, consequentemente, da hiperautomação.

A Inteligência Artificial nos dias de hoje é mais comum do que imaginamos. Serviços de streaming, como a Netflix e o Youtube utilizam a IA com o objetivo de sugerir conteúdos. Mas isso é apenas um exemplo bem simples.

RPA

RPA é a sigla para Robotic Process Automation que em português pode ser traduzida como Automação Robótica de Processos.

De um modo geral, o termo RPA é um fundamento importante para o processo de transformação digital de uma organização, pois por meio dessa tecnologia é possível agilizar aspectos essenciais e assim conquistar bons resultados.

Na prática, a utilização da RPA é permitir que robôs efetuem algumas tarefas consideradas repetitivas ou, até mesmo, tarefas fundamentais, como o atendimento, por exemplo.

Workflow

Além do workflow ser a solução para trazer bons resultados, também evita desperdícios e tem tudo para promover a redução de gastos. Ele traz essas vantagens porque ajuda a gerenciar como é o andamento dos processos.

Também chamado de fluxo de trabalho, o workflow é um método muito usado por organizações que atuam para melhorar os processos e otimizar o desempenho.

Para promover uma boa gestão do workflow, ou seja, do fluxo de trabalho, bem como estabelecer o RPA, o uso de uma solução digital é imprescindível.

Nesse contexto, o Cervello ESM Suite é a ferramenta ideal, pois oferece todos os recursos adequados para promover a automação e a melhoria dos processos.

Chatbots

No caso da gestão de negócios, uma amostra da presença da Inteligência Artificial é a realização do atendimento automatizado realizado por Chatbots.

Esse procedimento pode solucionar vários problemas nesse setor, o tornando mais ágil, facilitando o trabalho dos atendentes, trazendo mais satisfação e melhorando a Experiência do Usuário.

Ferramentas de gestão de projetos

Hoje em dia, especialmente diante da possibilidade do Home Office, é importante poder contar com a possibilidade de gerenciar a equipe de colaboradores à distância.

Por isso, existem ferramentas que viabilizam tal prática, permitindo o compartilhamento e o armazenamento de arquivos, bem como a distribuição e o acompanhamento das tarefas.

Ferramentas de automação financeira 

Hoje em dia é possível contar com soluções digitais que auxiliam na gestão das finanças da empresa, fornecendo relatórios precisos do fluxo de caixa, do índice das vendas, da precificação e em mais uma série de funcionalidades que automatizam a gestão financeira.

Conclusão

A hiperautomação é o presente e o futuro, inclusive, ela foi apontada pela Gartner como a tendência tecnológica estratégica número 1 no “Top 10 Strategic Tecnnology Trends for 2020”. Por isso, é evidente que ela deixe cada vez menos de ser uma simples tendência para se tornar uma realidade.

A organização, seja ela de grande ou pequeno porte, que não automatizar os seus processos internos de gestão, corre o risco de ficar para trás, de perder credibilidade, relevância e, consequentemente, não atender às expectativas dos seus clientes.

E então, o que achou do assunto? Deixe aqui os seus comentários, opine sobre o assunto e aproveite também para solicitar uma demonstração da nossa ferramenta e seguir a gente em nossas redes sociais como InstagramFacebook e LinkedIn.

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